23/01/17

5 erros que as pessoas inteligentes não cometem duas vezes

Boas pessoal.
Hoje estou *toda eu* uma pessoa formal. E isto porquê? Não adivinham?

Estou chateada com vocês... Eu sei que vocês estão por aí, sei que (me) lêem, mas não se manifestam nem para demonstrar o vosso desagrado... 

Imagem do Google

E porque, apesar de muito zangada com vocês, vocês continuam a ser os meus verdadeiros pupilos e melhores seguidores do mundo!!!, eu vou fazer um post que (TUDO) tem a ver com vocês, não fosse eu falar de pessoas inteligentes.

Todos nós somos humanos, certo? E por pressuposto, todos nós erramos. Não há quem não o faça, não existe quem nunca o tenha feito. Somos humanos, e por defeito somos imperfeitos.
E dizem os filmes com uma grande mensagem no final que, errar faz parte de nós e da nossa essência e que, de facto, errar é uma coisa boa pois é através dos erros que se verdadeiramente aprende. 

Quem nunca errou que atire a primeira pedra. 

Mas se todos erramos também existem aqueles que não se permitem cometer o mesmo erro duas vezes e é disso que vamos falar hoje. Cinco erros que as pessoas inteligentes não cometem duas vezes e passo a numerar:

1- Fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.
Para as pessoas inteligentes é fácil perceber que, ao fazer a mesma coisa duas vezes não obtendo resultados diferentes é hora de parar por ali e adotar um outro método. Esta capacidade de percepção é uma característica de pessoas inteligentes  e estas são capazes de compreender que pode ser necessária uma abordagem diferente para obter os resultados esperados mesmo que esse novo caminho seja mais complicado.

2-  Agradar a gregos e troianos.
Julgo que, todos nós, pelo menos uma vez na vida tentamos fazê-lo.
Porém, as pessoas inteligentes têm a capacidade de perceber que é impossível agradar a toda a gente. Elas sabem que se o tentarem fazer correm o risco de não conseguirem agradar a ninguém e que precisam de tomar decisões por si, fazendo o que lhes agrada e parece mais correto. Sabem que podem sofrer represálias mas pelo menos estarão bem com elas próprias.

3- Acreditar em alguém ou algo que parece ser bom demais para ser verdade
Existem pessoas que nos envolvem, que apresentam uma capacidade de argumentação e de manipulação fantásticas e poderosas capazes de nos envolverem nas suas fantasias e levar a acreditar em algo que não é verdade, por mais que o pareça. 
As pessoas inteligentes topam estas pessoas a léguas, mas todos nós quando somos mais ingénuos nos deixamos envolver pela cantiga do bandido, até mesmo os mais inteligentes.
Porém estes Smart Ones apenas se deixam enganar uma vez, e ficam com o instinto apurado para nunca mais aconteça.

4- Tentar ser algo que não é
Pessoas inteligentes sabem que tentar ser-se algo que não se é, é meio caminho andado para o insucesso. Percebem que não é possível estarmos bem connosco mesmos e atingir-mos a felicidade de estivermos focados em sermos algo que não somos ou que as pessoas não vejam o nosso verdadeiro eu mas sim uma versão melhorada e totalmente falsa de si. Pessoas inteligentes sabem que isto não pode acabar bem e por isso, mesmo que por vezes se deixem levar pela ideia tentadora de serem quem não são, nunca vão cometer esse erro 2 vezes.

5- Tentar mudar alguém
Todos nós achamos, pelo menos uma vez, que podemos mudar alguém. Seja um amigo, um companheiro, um colega de trabalho... Mas após cometer este erro, os inteligentes percebem que para que alguém mude essa vontade tem que partir da própria pessoa e não de outros. Ao invés de tentar mudar alguém os inteligentes percebem que devem construir a sua vida ao lado de pessoas com quem têm uma boa convivência e pelas quais não vão sentir desejos de mudança.


E por hoje é isto.
Não pensem que, só porque não conseguem não cometer estes erros apenas uma vez, são mais ou menos inteligentes do que os outros. 
Apenas vim ao longo do post a chamar as pessoas que não o fazem de "inteligentes" porque, de facto, é inteligente da nossa parte não cometer estes erros duas vezes. Apenas nos faz bem, para a nossa auto-estima e bem estar.
Mas penso que o mais importante é de facto aprender a não cometer estes erros nem que tenhamos que bater com a cabeça cinco ou seis vezes.
O importante é sempre avançar, andar para a frente.

E vocês, são inteligentes? ;)
Beijinhos.

19 comentários :

  1. Olá Ana,
    Gostei muito do teu post. É difícil não gostar quando é dada uma opinião pessoal, da qual tens muita certeza, com tamanha humildade e sinceridade.
    És familiar com o termo "non-violent communication"? Se não souberes bem o que é informa-te sobre isso, gostava de ler um artigo teu sobre isso. Acho que ias melhorar muito depois de entenderes o que é e, quem sabe, aplicar na realidade.
    Continuação de bom ano.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Já estive a ler um pouco (pouquinho) sobre isso e acho que já percebi mais ou menos o que pretende dizer.
    Agradeço muito pelo conselho até porque, estando eu na área da comunicação, é de todo vantajoso que eu esteja familiarizada com essa forma de comunicação e que até a saiba aplicar no quotidiano.
    A parte isso, gostaria de ressaltar que eu tento sempre ser o mais justa e reta possivel naquilo que digo e/ou escrevo. Porém, não me sentiria bem se não deixasse sempre um pouco da minha espontaneidade assumir as rédeas dos meus post pois julgo que é isso que trás essência aos meus posts... E por isso espero que você, ou qualquer um dos meus leitores seja capaz de compreender que muitas vezes eu passo ideias erradas culpo-o na minha espontaneidade que é puramente inocente... Nunca tento rebaixar nem sobrevalorizar nada nem ninguém, pelo menos não por o querer fazer de facto mas maior parte das vezes por acidente.
    Muito obrigada pela crítica e tudo de bom! :)

    ResponderEliminar
  3. Isto é tudo tão verdade!!! Gostei imenso do post!!

    http://oh-my-law.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Post intenso !!! Amei e muita verdade beijokas

    ResponderEliminar
  5. Só li verdades, parabéns pelo post 😘

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Pode tentar, mas já deve ter reparado que é impossivel sempre tentar agradar a toda a gente :)

      Eliminar
  7. Que post gostoso de se ler! Com o tempo a gente se torna inteligente, né! rs.
    Beijos

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Descobri que sou inteligente kk mas meu marido defende a idéia de que aprendemos com o erro dos outros se uma pessoa errou que nos sirva de exemplo para não repetirmos o que ela fez.
    Acho isso bem inteligente, mas errar faz parte e aprender com o erro nos torna quem somos.
    Bom post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo com o seu marido. Mas acho que é sempre mais eficaz quando acontece connosco, até porque sentimos verdadeiramente na pele aquilo que os erros nos podem trazer..
      Obrigada Gi, beijinhos! Vou-te seguir :)

      Eliminar
  9. Só li verdades, ainda mais na parte de mudar alguém.
    Beijão!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar alguém é uma tarefa exaustiva seja para quem está a tentar mudar ou a ser mudado...
      E se essa pessoa realmente nao o quiser, torna-se uma tarefa impossível...

      Eliminar
  10. Nossa amiga, é tão verdade. Só é pena eu cometer o terceiro erro várias vezes, por estupidez minha apenas. xD
    Amei o post, uma beijoca boa de uma bitch q te adora <3

    ResponderEliminar